403400-PCSCAE-716

Como escolher um curso de inglês

Hoje o Yázigi Curitiba apresenta algumas dicas importantes para você que está em busca de um curso de inglês. Atualmente, há uma grande oferta de cursos no mercado, o que torna a pesquisa mais trabalhosa e demorada. Confira algumas dicas de tópicos que você deve considerar na escolha do curso.

Objetivos

Quando você decide iniciar um curso de inglês ou de outro idioma estrangeiro, normalmente você já tem em mente os motivos que te levaram a tomar esta decisão.

Algumas pessoas têm interesses bem estabelecidos, como trabalhar ou estudar no exterior. Outras pessoas encontram-se em profissões ou momentos da carreira profissional em que não sentem a necessidade do idioma, mas pretendem aprender por hobby ou mesmo para se comunicar em viagens. Há que pretende imigrar definitivamente para outro país e há jovens que almejam fazer estágios ou intercâmbios, ou mesmo viagens de aventura.

Às vezes o aluno precisa aprender o idioma em um período de tempo específico (quando há uma oportunidade de promoção profissional, ou é aberto um edital de intercâmbio ou mobilidade acadêmica internacional, por exemplo); há casos em que não há uma urgência e o aluno dispõe de mais tempo para aprender.

Estabelecer metas claras e definir seus objetivos é o ponto de partida para escolher o curso que mais se adequa ao seu sonho e que atenderá, de fato, às suas expectativas.

Pesquisa x objetivos

Partindo do objetivo definido, é hora de iniciar as pesquisas de escolas e cursos. Neste momento, é importante determinar objetivos secundários. Uma questão é se você prefere aulas presenciais ou online; isto depende do seu perfil de aprendizagem e da sua determinação em estudar sozinho. Muitas vezes, o fato de você estudar em uma turma em dias e horários pré-estabelecidos faz com que você frequente efetivamente as aulas, incorporando o curso em sua rotina e diminuindo suas chances de faltar ou parar de frequentar as aulas. Além disso, muitas pessoas gostam desta opção pois acabam por fazer amizade com colegas de turma e professores, tornando o curso de inglês também um momento de descontração.

Outra questão importante é definir qual a sua disponibilidade de estudos (quantidade de dias na semana e período disponível) e a melhor localização para você (perto de casa ou do trabalho). Vale ressaltar que, além de pesquisar nas escolas próximas, é importante pesquisar em outras localidades, já que você pode encontrar escolas incríveis e que atendem melhor aos seus objetivos. Trata-se de colocar os itens na balança para fazer a melhor escolha. Analise também o orçamento disponível para investir no curso.

Com relação às ferramentas de pesquisa, uma opção muito interessante é a troca de experiência com amigos e conhecidos que estão estudando inglês.

Além disso, a internet é uma das melhores ferramentas de pesquisa. Após selecionar as escolas que mais chamaram sua atenção, verifique as redes sociais, os comentários dos alunos, bem como suas avaliações.

Por fim, entrar em contato por telefone também é uma boa opção, pois é o momento de tirar dúvidas mais específicas, entender melhor as opções de curso, horários e valores.

Metodologia de ensino

Existem diversas metodologias de aprendizado de inglês, com propostas pedagógicas que diferem muito entre si. Neste contexto, é importante averiguar a consistência do método, a qualidade do material didático, os recursos tecnológicos disponíveis para complementar o aprendizado, qual é o método de avaliação utilizado, dentre outros.

É importante verificar também a quantidade de alunos por turma, como são divididos os níveis de aprendizado e qual o tempo de duração de cada módulo ou etapa.

O mais importante é que a metodologia de ensino escolhida esteja em consonância com seus objetivos (viajar, se comunicar, obter certificações internacionais, escrever em inglês etc), já que algumas são focadas somente na parte escrita, outras somente na conversação e outras exploram as quatro habilidades (leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral).

Atente-se também a promessas de aprendizado em poucas semanas ou meses, lembrando que não existem fórmulas mágicas para aprender um idioma e é através da dedicação diária que você irá desenvolver seu conhecimento na língua, paulatinamente.

Certificados internacionais

Muitas pessoas buscam cursos de inglês tendo em mente objetivos específicos, como conseguir um emprego ou ingressar em cursos de graduação ou pós-graduação fora do país. Para casos como este, normalmente são necessárias certificações que comprovam a sua fluência no inglês, sendo que o teste requerido varia de acordo com o objetivo e a instituição de ensino. Para o mercado de trabalho é comum que seja exigido o TOEIC; já para as instituições de ensino superior costuma-se exigir TOEFL, IELTS, Cambridge etc, dependendo do país, da área de estudo e do nível pretendido (graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado). A pontuação exigida também deve ser verificada previamente.

Muitas escolas oferecem programas direcionados para a obtenção de certificações internacionais, bem como aplicam testes oficiais ou, ainda, testes simulados para você se preparar.

Lembre-se de averiguar este tópico na hora de pegar as informações nas escolas.

Aula experimental

Este é o item mais importante, pois é por meio da aula demonstrativa que você poderá analisar se a metodologia de ensino funciona para você. Ao assistir a aula, seja em uma turma já existente ou individualmente com o professor, você vivencia os diferentes métodos na prática e consegue identificar em quais você se sente mais à vontade e sente mais eficácia nos resultados. Além disso, é neste momento que você pode tirar mais dúvidas específicas com o professor que estiver ministrando a aula, além de poder conhecer a estrutura e os recursos extras oferecidos pela escola.

Aqui no Yázigi Curitiba você pode participar de uma aula demonstrativa, agendada no dia e horário de sua preferência, e pode também fazer um teste de nivelamento gratuito caso já tenha conhecimento prévio na língua inglesa.

Conheça o Yázigi Curitiba!

Venha conhecer nossa estrutura e assistir uma aula demonstrativa!