susan-yin-647448-unsplash

Dicas de livros em inglês

Como começar a ler em inglês?

O hábito da leitura é muito importante para se adquirir novos conhecimentos, para se ter acesso à cultura e desenvolver sua criatividade e seu senso crítico. Antes de falarmos sobre o inglês, vale lembrar a importância de se desenvolver o hábito de ler primeiramente em português, incorporando gradativamente a leitura no seu dia a dia. A leitura melhora nossa compreensão e habilidade de interpretação e escrita em nossa língua, o português. Portanto, é interessante tentar aplicar esta mesma consciência para o estudo da língua inglesa, encarando a leitura como uma importante ferramenta para atingir seu objetivo de falar inglês fluentemente. Assim, o primeiro passo é a persistência. Ao abrir um livro você possivelmente poderá se assustar com a quantidade de palavras desconhecidas e achar que jamais conseguirá ler no idioma. A nossa dica é manter a tranquilidade e trabalhar a leitura em etapas. Estabeleça metas de fácil atingimento, como, ler 2 parágrafos por dia. Faça uma primeira leitura, mesmo que não compreenda o que está lendo. Vale também ler em voz alta, procurando conectar a escrita à pronúncia de cada palavra. Em seguida, traduza as palavras que você não conhece com a ajuda de um dicionário, e revise todo o parágrafo, lendo-o novamente. Trabalhar desta forma, com pequenos trechos do livro, fará com que você adquira o hábito da leitura em inglês gradativamente, perdendo o medo dos livros estrangeiros. Além disso, seu cérebro irá se acostumando cada vez mais com o novo idioma, facilitando o processo.

Como escolher um livro?

É importante iniciar com livros curtos e de linguagem simples e clara. Para criar o hábito da leitura em inglês, vale utilizar gibis, histórias em quadrinhos e mesmo revistas de assuntos cotidianos. Estes materiais possuem ilustrações que vão te ajudar a decifrar o significado das palavras. Há livros que vêm acompanhados de CD para que você possa também ouvir o texto, o que irá ajudar a desenvolver a compreensão auditiva junto com a leitura.
Outra dica é selecionar a versão em inglês de livros que você já leu em português; ao saber o contexto do livro, será mais fácil associar os significados. Procure escolher também autores e gêneros que você gosta. Fuja de clássicos da literatura conhecidos por sua complexidade e de leituras técnicas que trazem vocábulos muito avançados e que você não utilizará em seu dia a dia.

Livro ou ebook?

Esta escolha depende do hábito de leitura de cada pessoa. Alguns preferem os livros em formato físico, enquanto outras preferem os formatos digitais (ebooks) ou, ainda, livros em formato “.pdf” no computador ou tablet. A grade vantagem dos ebooks para leituras em inglês é a facilidade para se traduzir as palavras automaticamente, já que os leitores digitais permitem que se faça o download de dicionários em outros idiomas. Assim, você consegue verificar o significado dos vocábulos enquanto lê, sem precisar parar a leitura para recorrer a um dicionário físico.

Dicas de livros

Selecionamos alguns títulos, separados por nível de conhecimento no idioma:

– Nível básico:
Wonder – Extraordinário (Autor R.J. Palacio)
Beastly – A Fera (Autor Alex Flinn)
– Nível intermediário:
Looking for Alaska – Quem é você, Alaska? (Autor John Green)
If I Stay – Se eu Ficar (Autor Gayle Forman)
– Nível avançado:
Life of Pi – A Vida de Pi (Autor Yann Martel)
Into the Wild – Na Natureza Selvagem (Autor John Krakauer)

Venha para o Yázigi Curitiba

A estrutura do Yázigi Curitiba conta com uma biblioteca com diversos títulos em inglês, do básico ao avançado! Clique aqui e navegue pelas imagens da escola!