POST-BLOG2

Hábitos que prejudicam o aprendizado do Inglês

Olá, Cidadãos do Mundo!

Hoje vamos conversar um pouco sobre hábitos de estudo em Inglês, ou melhor, os hábitos que podem estar atrapalhando seu aprendizado do idioma!

  • Estudar apenas na aula de Inglês

Um dos principais equívocos dos estudantes de Inglês é utilizar apenas o horário de aula para ter contato com o idioma. Diferentemente de temas estritamente teóricos, aprender um idioma requer prática constante e o maior tempo possível de contato com a língua. O ideal é que você tente organizar uma rotina de estudos, incluindo mais dias de estudo além das aulas. Você pode, inclusive, aproveitar as atividades extras gratuitas do Yázigi para incrementar sua rotina.

  • Pressa para aprender

Muitas vezes temos o péssimo hábito de querer aprender muitas coisas de uma só vez; com o Inglês, isto pode ser ainda mais prejudicial. O aprendizado de uma língua requer uma adaptação paulatina do cérebro; isso significa que, gradativamente, ele vai “se acostumando” ao idioma. Vale fazer uma analogia aos exercícios físicos de academia: para desenvolver músculos, é necessário treinar com frequência para que, aos poucos, os resultados apareçam. Com o cérebro, a lógica é a mesma: doses homeopáticas de novos conhecimentos vão construindo a fluência em Inglês.

  • Traduções

Cuidado com as traduções exacerbadas! Ao se deparar com um texto em Inglês, resista à tentação de traduzi-lo automaticamente em serviços como o Google Tradutor, por exemplo. Procure pesquisar e traduzir cada vocábulo e verbos individualmente e construir o significado de cada frase. Hábitos como este te ajudarão a pensar cada vez mais no Inglês. Uma boa dica para quem já tem um certo conhecimento do idioma é a utilização de dicionários monolíngue, que apresentam os vocábulos e seus respectivos significados em Inglês, sem a tradução para o Português.

  • Vergonha de praticar

Esta é uma dica que sempre reiteramos entre nossos alunos! Lembre-se de que você é um estudante, portanto, é mais do que natural que você cometa erros e não saiba expressar tudo da forma que desejar tampouco com a pronúncia correta. A sala de aula é o principal ambiente para você praticar, logo, aproveite 100% do tempo com seus professor e colegas e crie o hábito de se soltar mais falando Inglês.

  • Não se divertir aprendendo

Apesar de o aprendizado da Língua Inglesa estar frequentemente articulado à alguma necessidade ou expectativa, permita-se não levar o estudo do idioma tão a sério assim, ok? O que queremos transmitir com esta dica é que, ao encarar seus estudos de Inglês de uma forma mais relaxada e bem-humorada, mais facilmente você fixará os conteúdos e se manterá motivado para estudar!

  • Desistir rapidamente

Não desanime diante das dificuldades! Pode acontecer de você se deparar com um texto complexo em determinado momento ou, ainda, assistir filmes e ouvir diálogos em Inglês que você não conseguirá compreender! Tenha em mente que isto é normal e que cada etapa do aprendizado requer materiais complementares específicos. Muitas músicas em Inglês, por exemplo, são de difícil compreensão, seja pelo sotaque e dicção do cantor, pela presença de muitas gírias e expressões bem como pelo ritmo da canção. O mesmo acontece com materiais escritos, que podem conter uma série de palavras relacionadas a áreas de estudo específicas (Direito, Medicina, etc), o que obviamente causará dificuldades de compreensão até mesmo em falantes de nível avançado. Converse com seu professor e peça que ele indique os melhores recursos extra classe adequados à sua etapa de aprendizado.

  • Não variar os métodos

Apesar da rotina ser essencial para qualquer coisa que queiramos aprender ou colocar em prática, pode acontecer de, após um certo tempo, acabarmos nos desmotivando um pouco. Por isso, sempre reformule seus hábitos de estudo, incluindo atividades mais lúdicas e novidades. Lembre-se de que não precisamos utilizar apenas livros didáticos para aprender línguas; músicas, filmes, livros de literatura, novelas, seriados, quadrinhos dentre outros são ótimas ferramentas para aprender coisas novas.

Aproveite e relembre aqui algumas dicas do Yázigi Curitiba:

Como utilizar a Internet para aprender Inglês

Como melhorar a conversação em Inglês

Atividades extras gratuitas do Yázigi Curitiba para você aprender mais