mari-helin-38313-unsplash

Tudo sobre o TOEFL – Test of English as a Foreign Language

Sobre o teste

O TOEFL – Test of English as a Foreign Language (Teste de Inglês como Língua Estrangeira)– é um exame para medir o nível de proficiência nas 4 principais competências do inglês: leitura, compreensão oral, expressão oral e expressão escrita. A pontuação obtida no exame é utilizada para a admissão em instituições de ensino por todo o mundo.

Para alcançar uma boa nota no exame, além de apresentar um amplo domínio do inglês, o candidato precisa se preparar para o estilo do teste.

Há dois tipos de teste TOEFL; a escolha depende dos objetivos do candidato, por isso, recomendamos que antes de se inscrever, você verifique qual a exigência da universidade ou instituição do exterior.

TOEFL iBT

Internet Based Test é o principal exame do TOEFL, e aceito como atestado de nível de proficiência em instituições de ensino mundo afora. O teste é dividido em avaliações das 4 competências do idioma e segue a estrutura:

Reading: O candidato deve demonstrar suas habilidades em ler e interpretar textos em inglês. Com base na leitura de trechos de 3 ou 4 textos acadêmicos, precisa responder de 36 a 56 questões em um intervalo de 60 a 80 minutos. A pontuação máxima nesse quesito é de 30 pontos.

Listening: Essa parte do teste mensura a capacidade do candidato de ouvir e compreender discussões na sala de aplicação, respondendo de 31 a 54 perguntas referentes ao conteúdo falado. O tempo mínimo é de uma hora, e o máximo é de 90 minutos. 30 pontos é o máximo alcançável nessa etapa.

Speaking: Utilizando-se de temas propostos em textos escritos ou falados, o candidato precisa exprimir suas opiniões em uma explanação de 20 minutos, cumprindo 60 tarefas. A etapa também vale 30 pontos.

Writing: Baseando-se em textos escritos e falados, o candidato precisa produzir uma redação em inglês, realizando 2 tarefas em até 50 minutos. Essa parte do teste também vale 30 pontos. A pontuação máxima é de 120 pontos. Nos locais onde não há possibilidade de se aplicar o teste pela internet, é realizado o TOEFL PBT, paper based text, ou teste baseado no papel, em português.

TOEFL ITP

O TOEFL ITP – Institutional Testing Program ou programa de teste institucional, em português – é uma versão do teste focada nas habilidades do candidato no âmbito escolar. Portanto, possui um caráter mais interno e não é comumente aceito por instituições de ensino estrangeiras. Para esse fim, o melhor caminho é realizar o TOEFL iBT.

Como se inscrever?

As inscrições são feitas, normalmente, on-line no site da ETS – responsável pelo TOEFL. Os testes são aplicados em centros autorizados ao redor do Brasil – é preciso conferir a região mais próxima de sua residência – num total de 50 datas ao longo do ano. O preço varia de acordo com o local, apresentando uma média de 250 dólares.

Algumas universidades públicas possuem parceria com a ETS e aplicam o TOEFL ITP sem custo, por intermédio do programa “Inglês sem Fronteiras”. Verifique a disponibilidade junto à sua instituição de ensino superior.

O candidato pode realizar a prova quantas vezes quiser – até atingir a pontuação de que precisa, por exemplo -, contanto que espere um intervalo de 12 dias entre um teste e outro. A nota final vale por um período de 2 anos.

Como se preparar para o TOEFL?

O TOEFL utiliza uma linguagem mais acadêmica, portanto, o candidato precisa conhecer e praticar a norma culta do inglês. Um ponto importante é conhecer a dinâmica da prova, que costuma ser longa e cansativa e exige muita concentração do candidato.

Aqui no Yázigi Curitiba você pode contar com professores experientes tanto no TOEFL quanto em outros testes de proficiência; eles lhe indicarão as melhores ferramentas de estudo para complementar suas aulas regulares de inglês e se preparar de maneira assertiva e eficaz.

Entre em contato conosco para conhecer melhor a escola e os cursos!