dia-das-maes-1

Você sabe a origem do Dia das Mães?

Brasil, Estados Unidos e mais 80 países celebram o Dia das Mães no segundo domingo de Maio. Em 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, cerca de 20 países homenageiam as mães, a maior parte deles no Leste Europeu e na Ásia. Ainda em março, o dia 21 –o início do outono no hemisfério sul e da primavera no hemisfério norte– é também o Dia das Mães em cerca de 20 países concentrados no Oriente Médio.

Origem

A tradição de comemorar o dia das mães em uma data específica surgiu nos Estados Unidos, nos anos difíceis da guerra civil. Uma americana chamada Anna M. Jarvis perdeu sua mãe, Ann Maria Reeves, ativista norte-americana que havia trabalhado na guerra e em virtude de seu sofrimento, as amigas de Anna decidiram organizar uma homenagem para amenizar a tristeza da amiga; essa homenagem ocorreu no dia 12 de Maio de 1907 e acabou resultando em uma grande festa, que marcou o país e fez com que o presidente Thomas Woodrow oficializasse a data em 1914. Países como o Japão, Turquia, Itália e Brasil adotaram a comemoração na mesma data: o segundo domingo de Maio.

A comemoração em outros países

  • Reino Unido – quarto Domingo da Quaresma: Pela maioria dos relatos históricos, foi a Igreja da Inglaterra que criou o “Domingo das Mães” para homenageá-las e mais tarde para comemorar a “Igreja Mãe”. Centenas de anos atrás,  esperava-se que os cristãos fizessem ao menos um retorno à sua igreja-mãe a cada ano. Em outras palavras, o Domingo das Mães era a viagem para visitar a mulher ou entidade que lhes deu vida. Então, o quarto domingo da Quaresma tornou-se o dia designado para fazer esta viagem e continua até hoje.
  • França – último Domingo de Maio: No século 19, o imperador Napoleão tentou impor um feriado nacional paras as Mães, porém, sem sucesso. Apenas um século depois a cidade de Lyon criou um dia dedicado às mulheres que perderam seus filhos na Primeira Guerra Mundial e em 1950 a França reconheceu essa celebração e definiu o último Domingo de Maio como o Dia das Mães.
  • Tailândia – 12 de Agosto: Em 1970, o Dia das Mães foi oficializado na Tailândia no dia 12 de Agosto em homenagem ao aniversário da Sua Majestade, a Rainha Sirikit da Tailândia, considerada a mãe de todos os seus súditos tailandeses.
  • Bolívia – 27 de Maio: No dia 17 de Maio de 1812, um grupo de mulheres de Cochabamba, insatisfeitas com as perdas de familiares na luta pela independência da Espanha, se uniu para lutar contra o exército espanhol. Ficaram conhecidas como como as “Heroínas de Coronilla” e em 1920 esse dia foi oficializado e dedicado a homenagear as mães.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!